Seja bem-vindo
Bacabal,27/09/2025

  • A +
  • A -

Marilurdes Carvalho

Julho, mês das Pretas


Julho, mês das Pretas

O mês de julho é considerado o mês das Pretas, visto que no dia 25/07 é comemorado o dia nacional da mulher negra. O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra é uma data comemorativa brasileira aplicável ao dia 25 de julho e instituída pela Lei n. 12.987/2014 em 2014. Foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, criado em julho de 1992. (Fonte: Wikipédia).

Nós, mulheres do grupo Luiza Mahim (GNPR), ressaltamos a importância de estarmos lutando por reparação e o bem viver de todas as mulheres, principalmente, as mulheres negras e quilombolas de nossa sociedade bacabalense. O município de Bacabal através da Secretaria da Mulher realizou no dia 22/07, no Espaço Delta Eventos, a 3ª Conferência Municipal de Políticas paras as Mulheres - “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. Participaram as mulheres dos movimentos sociais, regueiras, quebradeiras de cocos, operacionais de serviços gerais, quilombolas rurais, profissionais de todas as categorias com o objetivo de discutirmos pautas sobre políticas públicas, que venham melhorar a vida de todas as mulheres de Bacabal.

O próximo grande evento que estamos empenhadas é com a 2ª marcha nacional de mulheres negras que acontecerá em 25 de novembro de 2025 em Brasília. Estamos em uma programação extensa e intensa para que possamos a nível nacional levar para esta marcha um milhão de mulheres negras e não negra a participarem deste evento tão significativo para nós, mulheres Pretas deste país. Venham conosco nesta mobilização social que busca reparação e o bem viver de mulheres negras no nosso Brasil. Juntas, somos mais fortes! Ubuntu!

Nós do GNPR, não poderíamos deixar aqui de fazer um repúdio contra os ataques de injúria racial as religiões de matrizes africanas no município de Bacabal. O festejo de Pai Francisco é um evento que ocorre há décadas na cidade de Bacabal e o culto à religião de matriz africana no nosso país que é laico, concede toda uma liberdade de cultivo a qualquer que seja a religião. Abaixo a todo qualquer tipo de discriminação.




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.