Liduina Tavares

Bacabal e os desafios da Agenda 2030

Como tarefa global para mitigar as desigualdades, a Organização das Nações Unidas - ONU estabeleceu algumas metas a serem cumpridas pelos países signatários do Acordo de Paris.
Os países assumiram compromissos que são chamados de Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS, a serem cumpridos até 2030. Esses objetivos fazem parte de uma agenda mundial que norteia a implementação de políticas públicas.
Para fazer o dever de casa e cumprir as metas estabelecidas há muito a ser feito em vários países e no Brasil não é diferente.
Recentemente, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, IDSC-BR apresentou uma visão geral das 5.570 cidades brasileiras, apontando a evolução de cada uma.
O que trago em evidência nesse pequeno texto é sobre a tarefa desafiadora que o município de Bacabal tem para melhorar cada um dos ODS, melhorando assim o nível de desenvolvimento sustentável que figura muito baixo: 38,85, numa escala de zero a cem.
Não é mister, pensar quanto trabalho o município terá para em quatro, cinco anos até 2030, melhorar objetivos como Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), cujo índice também está muito baixo: 33,33.
É possível fazer alguma coisa para mudar a realidade local para transformar global? Um outro objetivo importante é o de número 12 - Ação Contra a Mudança Global do Clima que não muito diferente dos demais está tão baixo quanto:38,44.
Estes e outros índices podem ser vistos no link https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/.
Diante do monitoramento dos ODS, iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), consultoria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e cofinanciado pé Caixa, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Clima e pela União Europeia, as cidades brasileiras estão diante da possibilidade de replanejar as suas políticas para melhorar o alcance dos objetivos e assim mitigar as desigualdades sociais.
__________________
Liduina Tavares é Pedagoga, especialista em fé e política, membra fundadora da ABL, idealizadora da APEDBACABAL, foi assessora de educação da Gerência Regional, secretária de educação e vereadora de Bacabal.
COMENTÁRIOS