Marilurdes Carvalho

Grupo Negro Palmares Renascendo - 40 anos de história
40 anos de história, a serviço da sociedade bacabalense e contra todo e qualquer tipo de preconceito e escravidão do povo preto

Há 40 anos, o GNPR iniciou na cidade de Bacabal um trabalho de conscientização de pessoas negras e não negras. Tivemos durante todo este percurso várias atividades que mudaram a forma de pensar e de agir de uma população carente e esmagada pelo preconceito e discriminação.
Todos que aqui passaram, levaram consigo retratos de uma organização, que lutou e luta por direitos iguais em uma sociedade injusta e desigual. Entre tantas atividades que realizamos estão o maior encontro de comunidades negra rurais do Vale do Mearim -ENCONEVAM; Participações em eventos nacionais que tiveram como pautas a identidade e a conscientização da população negra; encontros estaduais de revitalização das comunidades negras e rurais; junto a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e Projeto Vida de negro(CCN do MA) o levantamento das comunidades quilombolas do Vale do Mearim; intercâmbio europeu, onde levamos a diversidade política, educacional, econômica e cultural da população negra do Brasil; fundamos vários movimentos negros nas cidades de São Luís Gonzaga, Pedreiras; Lago da Pedra; além do respaldo de um movimento que direciona políticas públicas a sociedade bacabalense.
Finalidade: Lutar contra todo tipo de discriminação, principalmente racial, sem fins lucrativos, com número de militantes ilimitado, sem distinção de cor, sexo, raça, religião ou condição social destinada.
Objetivos: Conscientizar a população negra e não negra contra todo e qualquer tipo de discriminação e preconceito. Erguer a bandeira de luta contra a política racial e todas as formas de racismo e agressão ao homem e a natureza, engajando-se, principalmente na política econômica, cultural, social e religiosa do negro.
Fotos do Acervo: Sede do GNPR; Militantes em assembleia; Apresentação cultural na sede do GNPR; Grupo de capoeira.


COMENTÁRIOS